Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-20 às 15h25

Brexit promove reforço de inspetores do SEF nos aeroportos de Lisboa, Faro e Funchal

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a partir de abril vai haver um reforço do número de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras nos aeroportos de Lisboa, Faro e Funchal no âmbito do plano de contingência da saída do Reino Unido da União Europeia.
 
Na comissão de Assuntos Europeus na Assembleia da República, o Ministro sublinhou que Lisboa vai contar com mais 22 inspetores, enquanto o reforço em Faro será de dez novos elementos. Este fenómeno mantêm a tendência de aumento que tem sido registada, depois de terem entrado em funções dois grupos de 45 inspetores em 2018 e de estar prevista a entrada de mais 70 elementos em 2019 através de concurso interno.
 
Até junho deverão também entrar mais 100 inspetores, uma vez que o concurso externo aberto em 2017 já está em fase de seleção. O Ministro acrescentou também que está a decorrer o recrutamento de 116 assistentes técnicos e mais 16 para a área informática.
 
Eduardo Cabrita disse ainda que a embaixada de Portugal e os consulados no Reino Unido serão reforçados com a colocação de quatro funcionários: «O SEF vai colocar um oficial de ligação na embaixada em Londres e três funcionários na área documental».

Os turistas britânicos vão continuar a poder entrar nos aeroportos portugueses através do sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados.