Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-01 às 14h01

Bombeiros voluntários são cada vez mais um «sinal de experiência»

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na sessão comemorativa do Dia Internacional da Proteção Civil, Carnaxide, 1 março 2019
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que os bombeiros voluntários são vez mais «um sinal de experiência e sinal de crescente profissionalização».

Em Carnaxide, na sessão comemorativa do Dia Internacional da Proteção Civil, o Ministro salientou a importância de «não confundir o voluntariado com amadorismo», destacando a importância que as equipas dos bombeiros voluntários têm assumido nos últimos anos.

Eduardo Cabrita salientou que foram criadas 125 Equipas de Intervenção Permanente nos bombeiros voluntários em 2018 e acrescentou que este número vai aumentar em 2019 para garantir que «existirá uma dimensão cada vez mais profissional de disponibilidade permanente» em todas as estruturas.

«Em 2018 foram criadas quase tantas equipas profissionais nos corpos de bombeiros voluntários como nos 17 anos anteriores desde que a primeira surgiu em 2001», disse.

Eduardo Cabrita referiu também que está concluída a fase de transição do novo modelo de prevenção e combate aos fogos e que se vai avançar agora para uma «fase de institucionalização de todas as peças do novo modelo que gradualmente deverão funcionar em plena sintonia».

A fase de transição foi concluída com a gestão dos meios aéreos por parte da Força Aérea e a aprovação da nova lei orgânica da Proteção Civil, bem como «as transformações institucionais que levaram à adoção de mecanismos que colocam em estreita sintomia no seu modelo de organização» o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), ANPC e Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).