Balcão Único do Emprego vai facilitar a vida das pessoas - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-12-17 às 20h05

Balcão Único do Emprego vai facilitar a vida das pessoas

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, na apresentação do Balcão Único do Emprego, Lisboa, 17 dezembro 2018
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, afirmou que o Balcão Único do Emprego vai facilitar a vida das pessoas e dos funcionários dos serviços públicos de emprego.

Em Lisboa, na apresentação da medida do Simplex+ que também contou com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, o Ministro destacou que esta funcionalidade permite focar «em coisas mais simples, como poder entregar um requerimento para ter um subsídio de desemprego».

Vieira da Silva sublinhou que esta é «uma funcionalidade muito importante porque através desta ligação entre o Instituto do Emprego e a Segurança Social, a pessoa tem a possibilidade de prescindir de uma mobilidade forçada», podendo submeter o pedido de subsídio de desemprego online.

O Balcão Único do Emprego tem como objetivo proporcionar um serviço que permita tratar de forma integrada todas as questões relacionadas com o emprego e com a formação profissional, contribuindo para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Esta medida traz «todas aquelas vantagens de poder, através destas plataformas, enviar certidões», permitindo que estas circulem numa rede, o que «facilita a vida das pessoas e facilita muito» os serviços públicos do emprego, podendo assim dirigir mais recursos para tarefas mais nobres e mais eficazes, acrescentou.