Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-17 às 22h33

Azeredo Lopes presta homenagem aos mortos na batalha de Cuito Cuanavale

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, presta homenagem aos mortos na batalha de Cuito Cuanavale, Angola, 17 maio 2018
Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, presta homenagem aos mortos na batalha de Cuito Cuanavale, Angola, 17 maio 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, visitou o Cuito Cuanavale na companhia do seu homólogo angolano, General Salviano de Jesus Sequeira. 

Azeredo Lopes começou por homenagear todos os que perderam a vida naquela que ficou para a história como a maior batalha da Guerra Civil em Angola, depositando uma coroa de flores no Memorial à Vitória da Batalha do Cuito Cuanavale.

Em seguida, os dois Ministros visitaram o monumento e o museu inaugurados em setembro de 2017, onde momentos antes foram recebidos em clima de festa, com cânticos e danças.

Recorde-se que, em 23 março, passaram três décadas sobre o fim do desta batalha que colocou frente a frente as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), apoiadas por militares cubanos, e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), apoiada por forças sul-africanas.

«Esta é uma visita muito simbólica e muito comovente, porque aqui pude testemunhar como a guerra é terrível», disse Azeredo Lopes aos jornalistas, descrevendo a deslocação como «uma visita de amigo».

O Ministro lembrou ainda que «esta batalha traduz, simbolicamente, a independência do Estado angolano e a reafirmação da sua soberania».

Azeredo Lopes está em Angola durante esta semana para reforçar a Cooperação no Domínio da Defesa, através de encontros políticos - dia 14 foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço -, da visita a diversas unidades militares, e da assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.