Aumento significativo das verbas para participação olímpica e paralímpica em 2020 - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2017-12-21 às 17h31

Aumento significativo das verbas para participação olímpica e paralímpica em 2020

Tiago Brandão Rodrigues
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que o Governo «aprovou o programa olímpico e o programa paralímpico Tóquio2020, mais cedo do que no passado», referindo-se aprovação da despesa com as representações portuguesas nos Jogos, no Conselho de Ministros.

O Ministro acrescentou, numa declaração à Lusa, que este «é um momento importante para os movimento olímpico e paralímpico, para as federações, para os atletas e para os treinadores, para que se possam preparar adequadamente com a tão merecida, diria até justa, estabilidade e previsibilidade, durante os próximos anos, tendo em vista os momentos cimeiros, a cada quatro anos».

O Conselho de Ministros aprovou o aumento nos programas olímpico e paralímpico Tóquio2020 relativamente às verbas para o Rio2016. O primeiro aumenta 13,5%, de 16 para 18,5 milhões de euros, e segundo 81,6%, de 3,8 para 6,9 milhões de euros.

«É um aumento significativo relativamente às verbas dos programas que existiam para o Rio2016, no caso do programa paralímpico representa uma subida de mais de 80%, resultado do nosso esforço para a convergência entre os programas olímpico e paralímpico», disse Tiago Brandão Rodrigues.

O Ministro salientou ainda a «aposta na participação desportiva de alto rendimento, nos programas de preparação olímpica e paralímpica, na promoção do desporto e na ascensão de muitos desportistas à alta competição, através do programa de esperanças olímpicas e paralímpicas».

«O desporto é absolutamente fundamental para a promoção da vida saudável e para a realização pessoal de muitos portugueses e estes dois programas são fundamentais para que os melhores de nós na prática desportiva, possam alcançar os Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos, mas também muitas competições internacionais, nas quais nos têm destacado e deixado sempre com muito orgulho», concluiu.

Tags:
desporto
Áreas:
Educação