Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-20 às 12h00

Aprovados mais 59 projetos de regadio

Ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, na apresentação do Programa Nacional de Regadios, Vila Franca de Xira, 3 março 2018 (Foto: César Cordeiro)
Projetos de recuperação de mais 59 regadios, no valor de 6,35 milhões de euros, foram aprovados pelo Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. 

Os projetos abrangem uma área superior a 1 800 hectares de regadio e beneficiam cerca de 3 700 explorações agrícolas, em 38 municípios de oito distritos do Continente.

Estes 59 projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios, que prevê um investimento global de 534 milhões de euros até 2022 na criação de mais 49 mil hectares e na reabilitação de 41 mil hectares de regadio, que deverão criar 10 500 postos de trabalho permanentes.

Os projetos agora aprovados beneficiam sobretudo a pequena agricultura familiar, «que o Governo pretende discriminar positivamente, de acordo com uma estratégia de apoio ao setor que se traduza na valorização da atividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento», disse o Ministro.

Valorizar território e agricultura

Capoulas Santos acrescentou que o programa de regadios «faz parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água».

O Ministro afirmou que «estamos a falar de estruturas que se encontram degradadas, nas quais não foi feito qualquer investimento de melhoria ao longo de décadas e nas quais importa investir para aproveitar todo o potencial destas regiões e dos recursos hídricos disponíveis». 

«Numa altura em que o País tem de se adaptar às alterações climáticas, usando de forma eficiente o recurso água, constituindo reservas para enfrentar tempos de escassez, é preciso fazer este investimento que, estou certo, será muito bem recebido pelos agricultores», disse ainda.

As candidaturas aprovadas distribuem-se pelos distritos e concelhos de: 

Viana Castelo: Arcos de Valdevez, Valença, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Melgaço; 

Braga: Terras do Bouro, Barcelos, Vila Verde, Amares, Celorico de Basto; 

Porto: Baião, Penafiel; 

Aveiro: Vale de Cambra, Águeda, Anadia, Albergaria-a-Velha; 

Viseu: Cinfães, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Castro Daire; 

Guarda: Guarda, Celorico da Beira; 

Castelo Branco: Sertã, Fundão, Proença-a-Nova; 

Coimbra: Penela, Góis, Oliveira do Hospital, Vila Nova de Poiares, Lousã.