Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-19 às 14h23

Aprovados 700 milhões de euros para projetos empresariais no Alentejo

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques
O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que foram aprovados 700 milhões de euros em projetos empresariais para a região Alentejo, no âmbito do programa Portugal 2020.

Durante o segundo congresso do movimento de cidadania «Melhor Alentejo», que decorreu em Portalegre, Pedro Marques referiu que este investimento permitirá «diversificar a atividade económica na região e reforçar as condições de especialização do seu perfil de desenvolvimento».

O Ministro destacou as obras na ferrovia, que estão a decorrer, para a construção do futuro Corredor Internacional Sul, acrescentando que «este grande esforço de investimento nesta linha ferroviária - que atravessa o Alentejo - viabilizará a instalação de plataformas logísticas e industriais que criam valor para o território e o tornam mais atrativo para a instalação de empresas e localização de empregos».

Dinâmica de industrialização

Paralelamente a estes investimentos, foram lançadas «candidaturas para a construção ou ampliação de Áreas de Acolhimento Empresarial na Região do Alentejo» que «serão importantes para reforçar e disseminar a dinâmica de industrialização que se está a verificar com investimentos como a Embraer, a Mecachrome ou a Tekever, realizados com o apoio do Portugal 2020, que estão a criar novos pólos de desenvolvimento, e a criar emprego qualificado».

O Ministro referiu também que foram disponibilizados «mais de 400 milhões de euros para a realização de investimentos de proximidade, incluindo intervenções de reabilitação urbana e do património cultural nas cidades e vilas alentejanas», com efeitos na atração turística.

A desertificação, gestão da água, desenvolvimento económico e as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias foram os temas centrais do congresso, que reuniu vários oradores convidados pelo movimento.

O movimento de cidadania «Melhor Alentejo» foi criado em 2016 por um grupo de cidadãos naturais ou com ligação à região.