Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-30 às 17h14

Apresentados primeiros parceiros do programa de aceleração de startups do mar

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação dos parceiros do programa de aceleração de startups do mar, Oeiras, 30 janeiro 2019
Os seis primeiros parceiros do programa de aceleração de startups ligadas à economia do mar Bluetech Accelerator, Ports & Shipping 4.0, promovido pela área de Governo do Mar e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Estes seis primeiros parceiros são duas empresas de navegação (Grupo Portline e Grupo ETE), duas administrações portuárias (Douro, Leixões e Viana do Castelo, e Sines e Algarve) e duas empresas da área do digital e da robótica (Inmarsat e Tekever). 

A adesão destes seis parceiros foi o primeiro grande passo do Bluetech Accelerator, que serão pioneiros deste acelerador de start-ups da área marítimo-portuária, os quais participarão no processo de seleção e financiamento do conjunto de start-ups vencedoras, que serão conhecidas no último trimestre de 2019. 

Algumas das tendências e áreas com potencialidade para fazer evoluir o setor marítimo-portuário nacional são os de big data, internet das coisas, novos sistemas de energia e propulsão dos navios, navios autónomos, inteligência artificial, blockchain (livro-razão público e compartilhado) e cibersegurança, sendo também áreas de inovação que poderão beneficiar deste programa de aceleração de start-ups azuis.

O programa, que está na sua primeira edição, tem como foco estratégico a digitalização do setor portuário, navegação e logística marítima, e a área de Governo do Mar espera que outros participantes ou interessados do sector marítimo-portuário se associem à iniciativa.

Economia azul assente na inovação operacional

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse que «o sistema portuário nacional deve afirmar-se como a linha da frente da concretização da economia azul assente na inovação operacional, energética e ambiental das indústrias marítimas, promovendo o surgimento de novas empresas que concretizem efetivamente a economia circular azul».

A Ministra intervinha na sessão de apresentação dos parceiros pioneiros do Bluetech Accelerator, que decorreu em Algés, Oeiras.

«Esta concretização será possível através da criação de uma rede de Port Tech Clusters, plataformas de aceleração da inovação tecnológica e empresarial de negócios azuis sustentáveis baseados nos portos», acrescentou a Ministra.

Ana Paula Vitorino sublinhou ser necessário «juntar as empresas e os centros de investigação nos portos, facilitando o seu acesso ao mar, encurtando os ciclos de inovação, trazendo novos produtos e serviços azuis sustentáveis para o mercado de modo mais célere e com menos custos de desenvolvimento».

«Daqui nascerão novas empresas que constituirão e reforçarão o Port Tech Cluster 4.0, rede de inovação que se instalará no sistema portuário nacional centrada na aplicação da indústria 4.0 ao sector marítimo-portuário», concluiu.

Bluetech Accelerator

O Bluetech Accelerator tem como principal desígnio a criação de um ecossistema de inovação na economia do mar portuguesa. 

Pretende-se identificar, selecionar e capacitar as start-ups com modelos de negócios sustentáveis e com potencial de integração de pilotos junto dos grandes interessados nacionais e internacionais na economia azul, numa iniciativa que está a ser colocada no terreno pela Direção-Geral da Política do Mar e pela empresa tecnológica Beta-i.

A iniciativa faz parte do programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pela área de Governo do Mar e pela FLAD, que visa fomentar a inovação azul e empreendedorismo. 

Vem ainda responder a uma das diretrizes estratégicas do Governo para aumentar o peso económico da economia do mar e que passa pela implementação de políticas e iniciativas que estimulem o aumento da intensidade tecnológica e da sofisticação dos modelos de negócio dos setores tradicionais do mar.