Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-26 às 21h21

Aplicações médicas das ciências e tecnologias nucleares

No âmbito das comemorações dos 60 anos de investigação na área das Ciências e Tecnologias Nucleares em Portugal, os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiva Amano, assinam um memorando de entendimento que visa aprofundar em Portugal o desenvolvimento e utilização de novas terapias para tratar doentes com cancro com base em protões de alta energia e física nuclear. 

A tecnologia com feixe de protões encontra-se num estado de desenvolvimento avançado e permite o tratamento eficaz de múltiplas tipologias de cancro, reduzindo eventuais efeitos secundários relativamente a tratamentos baseados em tecnologias mais convencionais, permitindo minimizar as lesões em tecidos saudáveis circundantes dos tumores. 

Prevê-se que venha a ser possível tratar cerca de 700 doentes por ano com feixe de protões, selecionados de acordo com as melhores práticas internacionais. 

A aplicação desta tecnologia tem emergido na última década nos principais centros clínicos e de investigação oncológica a nível internacional, tendo por base a experimentação em física de partículas, desenvolvida em diversos centros e institutos de investigação, incluindo o Centro Europeu para a Investigação Nuclear (CERN), do qual Portugal faz parte. São ainda relevantes o apoio, bem como as ações promovidas através da AEIA, da qual Portugal também faz parte. 

Esta medida vai ao encontro das recomendações formuladas no relatório do grupo de trabalho criado para a elaboração ou revisão das Redes Nacionais de Especialidades Hospitalares e de Referenciação (RNEHR), composto por peritos das várias áreas envolvidas, designadamente na área de Oncologia Médica, no sentido de haver indicação para instalar um centro de terapia com protões em Portugal, aliando a vocação médica assistencial com a investigação clínica, libertos de motivações comerciais.

O protocolo entre Portugal e a AIEA prevê ainda a colaboração científica nas áreas da medicina nuclear, radioterapia e imagiologia permitindo cursos de curta e longa duração para profissionais de países em desenvolvimento, nomeadamente países lusófonos.

A assinatura do documento acontece durante a manhã do dia 27 de abril, em Sacavém, no Campus do ITN, Pólo de Loures, no âmbito do simpósio «Novos Horizontes para as Ciência e Tecnologias Nucleares em Portugal: Aplicações na Saúde e no Cancro», organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Instituto Superior Técnico. 

A sessão conta com uma palestra do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiva Amano, bem como com intervenções do Ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.  

Haverá ainda um reconhecimento ao trabalho dos investigadores em ciências nucleares, com a atribuição de 5 medalhas de mérito científicas a investigadores que se distinguiram nos últimos 60 anos em Portugal na área das Ciências e Tecnologias Nucleares em Portugal: António Ramalho, José Carvalho Soares, Maria Fernanda Silva, Frederico Gama Carvalho, Carlos Varandas. 

Realiza-se também uma sessão dedicada à terapia com protões, com uma intervenção inicial do Professor João Seco, do Centro Alemão de Investigação do Cancro, seguida por um debate com a participação de médicos e investigadores que atuam na área em Portugal.