Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-28 às 14h26

Ana Filipa Guedes galardoada com Prémio Pulido Valente Ciência 2017

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, preside à cerimónia de entrega do Prémio Pulido Valente Ciência 2017 à investigadora Ana Filipa Duarte Guedes.

O evento terá lugar no dia 1 de março, pelas 15 horas, no Salão Nobre do Palácio das Laranjeiras, em Lisboa. 

Este galardão distingue a aluna de Doutoramento do Instituto de Medicina Molecular pelo artigo "Atomic force microscopy as a tool to evaluate the risk of cardiovascular diseases in patients", publicado na Nature Nanotechnology, em 2016. 

A investigadora analisou, através de microscopia de força atómica (uma técnica na área da Nanotecnologia), a interação entre o fibrinogénio e os glóbulos vermelhos de doentes com insuficiência cardíaca crónica, para perceber como o fibrinogénio influencia a agregação destas células.

A investigação permitiu identificar novos biomarcadores para a avaliação do risco cardiovascular, melhorando o prognóstico clínico, e demonstrar o contributo da Nanomedicina na área da Cardiologia.

Durante a cerimónia de entrega do prémio, Ana Filipa Duarte Guedes dará uma palestra com o título «Potencial da microscopia de força atómica para identificar doentes com elevado risco cardiovascular».

Atribuído pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Prémio Pulido Valente Ciência distingue anualmente, com 10 mil euros, o melhor artigo publicado numa área das Ciências Biomédicas por investigadores com menos de 35 anos e que trabalhem numa instituição de I&D portuguesa.