Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-19 às 15h43

Alargar oferta pública de habitação para «melhorar a vida dos portugueses»

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, na apresentação pública do Projeto Habitacional de Almada Poente, 19 julho 2019 (Foto: Rui Minderico/Lusa)
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, destacou que a promoção da habitação pública para arrendamento, com o alargamento da oferta pública, visa «melhorar a vida dos portugueses».

«É a verdadeira reforma que queremos fazer. As reformas têm como objetivo melhorar a vida do povo. É isso que estamos a fazer neste momento em Portugal com a política de habitação», disse o Ministro na apresentação pública do Projeto Habitacional de Almada Poente.

Pedro Nuno Santos referiu que este projeto vai ao encontro do objetivo do Governo «porque não está restringido apenas aos setores mais carenciados da população». «Temos aqui a oportunidade de alargar a oferta pública de fogos para a classe média, que hoje enfrenta uma grande dificuldade no acesso à habitação».

O programa prevê a construção de 3500 fogos, sendo que a primeira fase implica a construção de 1100 fogos, num investimento de cerca de 125 milhões de euros. A conclusão das fases seguintes está dependente de um Plano de Urbanização que será entretanto aprovado.

O Ministro sublinhou que todas as pessoas têm «direito a viver com dignidade, a viver em boas localizações e em habitação com qualidade», sublinhando que «esta localização muito privilegiada não tem de estar apenas sujeita aos mecanismos especulativos do mercado imobiliário».

A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, também esteve presente na apresentação e disse que a atribuição de casas depende de um regulamento que será definido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, acrescentando que haverá prioridade para pessoas sinalizadas pela Câmara Municipal de Almada.