Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-26 às 20h50

Alargamento do ensino de Português no Luxemburgo

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita escola primária de Lallange, Esch-sur-Alzette, Luxemburgo, 24 outubro 2017

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitou, a escola primária de Lallange, em Esch-sur-Alzette, no Luxemburgo, onde este ano se iniciaram cursos de Português na modalidade de ensino complementar.

«Esta visita permitiu percecionar o modo positivo como está a ser aplicado o acordo relativo ao ensino da língua portuguesa no Luxemburgo», afirmou o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro acrescentou: «Sentimos uma alegria muito grande ao ver as boas condições em que os nossos jovens aprendem a língua materna dos seus pais e avós, que é também sua».

Estes jovens «falam e escrevem em quatro línguas: português, luxemburguês, francês e alemão. Estarão preparados para virem a ser verdadeiros cidadãos do mundo», sublinhou ainda.

Só na cidade de Lallange, estes cursos envolvem 526 crianças portuguesas, havendo mais 111 alunos em projetos especiais de aprendizagem. Em todo o Luxemburgo, há 2803 alunos de português, desde o 1.º ciclo ao secundário.

Estrutura do novo modelo

O Secretário de Estado referiu também que «existe uma vontade das autoridades portuguesas e luxemburguesas em alargar o novo modelo a mais escolas no país».

Esta visita de José Luís Carneiro seguiu-se à formalização, em abril, de um acordo relativo ao ensino da língua portuguesa no Luxemburgo, assinado na presença dos Primeiros-Ministros português e luxemburguês, António Costa e Xavier Bettel, respetivamente.

Na nova modalidade acordada, os cursos são lecionados na escola, após o horário letivo, estando os conteúdos diretamente relacionados com a língua portuguesa, e não havendo lugar ao pagamento de propinas.

A deslocação oficial do Secretário de Estado ao Luxemburgo teve início no dia 25 de outubro e incluiu reuniões com a Secretária Geral do Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas, Maria Teresa Nóbrega Duarte Soares, com os coordenadores do ensino do Português no Luxemburgo, Joaquim Prazeres e Mónica Bastos

Noutro momento, destinado a sublinhar a importância da participação cívica e política dos portugueses na vida do Luxemburgo, José Luís Carneiro reuniu-se com o vereador da autarquia de Bettendorf, José Vaz do Rio.

O Secretário de Estado teve oportunidade de cumprimentar os funcionários dos serviços consulares portugueses no Grão-Ducado.