Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-14 às 17h38

Agência Espacial Europeia deve apostar em novas indústrias e na construção de portos espaciais

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que a Agência Espacial Europeia deve apostar em novas indústrias e na construção de pequenos portos espaciais.

Em Paris, no final do segundo dia da visita à agência, o Ministro referiu que a reunião com o diretor-geral da entidade serviu para «discutir e articular a posição de Portugal na Agência Espacial Europeia, no que respeita à preparação da cimeira ministerial de 25 de outubro, em Madrid, na qual vão ser debatidas questões estratégicas e programáticas da Agência Espacial Europeia».

Portugal apoia o desenvolvimento da agência e quer promover o reforço da observação da Terra «e o desenvolvimento de um programa específico para o Atlântico, no âmbito do qual a intervenção do AIR Center (Centro Internacional de Investigação do Atlântico) a ser instalado nos Açores, deve ser dignificada e reforçada no futuro, sobretudo no que diz respeito ao potencial desenvolvimento de uma constelação de pequenos satélites» para a análise de aspetos ligados a alterações climáticas, biodiversidade, agricultura ou segurança marítima.

Manuel Heitor salientou ainda a necessidade de «abrir uma área de intervenção nas novas indústrias espaciais, sobretudo associadas ao lançamento de programas de pequenos satélites, democratizando o acesso ao espaço».

«A minha posição foi clara. De que a Agência Especial Europeia deve apoiar a instalação na Europa de pequenos portos espaciais», acrescentou o Ministro.