Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-05 às 12h58

Acesso anual gratuito à Cultura para jovens de 18 anos passa a ser permanente

Museu
O programa ÉS.CULTURA’18, que permite o acesso anual gratuito a equipamentos e atividades culturais para jovens de 18 anos, vai passar a ser permanente a partir de maio de 2019.

O ÉS.CULTURA’18 foi uma das medidas vencedoras do Orçamento Participativo Portugal de 2017 e está em vigor desde abril de 2018. Tinha uma duração inicialmente prevista de 12 meses mas, face à elevada adesão, a área governativa da Cultura decidiu tornar a medida permanente.

Além dos organismos tutelados pela Cultura, o programa tem também a adesão de 64 municípios e 11 entidades privadas. Entre museus, monumentos, palácios ou teatros a oferta total ultrapassa os 350 equipamentos. Para obter a entrada gratuita, basta apresentar o cartão do cidadão.

Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura, sublinhou que, «ao tornar-se numa medida de carácter permanente, o ÉS.CULTURA’18 contribui para a formação e atração de novos públicos, fomentando hábitos culturais e promovendo maior proximidade dos jovens à Cultura».

O ÉS.CULTURA’18 é uma das três medidas do projeto «Cultura para Todos» que, em 2017, venceu o Orçamento Participativo Portugal na área da Cultura. 

Proposto por João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso, o "Cultura para Todos" inclui ainda o Livrar - plataforma lançada a 13 de dezembro de 2018 que permite a disponibilização gratuita de livros entre utilizadores registados - e uma medida de acesso à leitura a todos os cidadãos, já concretizada e mantida pela Biblioteca Nacional de Portugal através do Repositório Nacional de Objetos em Formatos Alternativos.
Áreas:
Cultura