Saltar para conteúdo

Notícias

2019-04-30 às 11h48

Aberto concurso para programa ProMuseus, no valor de 500 mil euros

Foi publicado, em Diário da República, a abertura do concurso para o Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus), destinado a atribuir, durante 2019, 500 mil euros a projetos ligados à cultura.

As áreas preferenciais do concurso são a acessibilidade e inclusão, a transformação digital, a internacionalização e as parcerias.

O Despacho, assinado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, estabelece que o montante global do apoio financeiro, a atribuir pela Direção-Geral do Património Cultural no âmbito do ProMuseus é de 714 mil euros, sendo, em 2019, atribuídos 500 mil euros.

O montante máximo de apoio financeiro a atribuir é de 30 mil euros, não podendo ultrapassar 60% do valor considerado elegível da candidatura. No caso das parcerias, este valor máximo sobe para 70 mil euros.

O diploma estabelece ainda que os museus - que se encontrem em condições de concorrer - podem apresentar apenas uma candidatura por cada área de apoio.

Na área das parcerias, de acordo com o Despacho, podem-se candidatar outras entidades que não se constituam como museu proponente líder da parceria.

No dia 26 de março, a Ministra da Cultura afirmou, no parlamento, que o Governo tencionava, nas semanas seguintes, relançar a Rede Portuguesa de Museus, com a integração de mais museus, e reativar o programa ProMuseus, interrompido há vários anos.

Durante uma audição na comissão parlamentar, Graça Fonseca referiu que o Governo estava a preparar o «relançamento da Rede Portuguesa de Museus com a entrada de um número significativo de museus», tendo em conta a mudança digital e a internacionalização dos museus.

«O programa ProMuseus é um instrumento fundamental para a rede», disse ainda a Ministra na altura.
Tags: museus
Áreas:
Cultura