Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-12 às 18h12

«A economia do mar é estratégica para o desenvolvimento sustentável de Portugal»

«A economia do mar é estratégica para o desenvolvimento sustentável de Portugal, representando 3,6% do emprego na economia», afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no debate «A economia do mar e o setor marítimo-portuário», em Lisboa.

A Ministra do Mar acrescentou que, entre 2003 e 2016, o volume de negócios da economia do mar cresceu 13%.

«Este crescimento foi impulsionado pelo aumento de 13% nos portos, pela construção naval que subiu 48%, a pesca e a transformação aumentou 5%, destacando-se o aumento de 23% no preço médio de primeira venda», disse Ana Paula Vitorino.

A Ministra referiu também que, «por um lado, tem-se registado um crescimento das atividades económicas na economia do mar. Por outro lado, regista-se um impacto negativo provocado, entre outras causas, pela poluição marinha com especial enfoque na presença de plástico no mar».

Criar mais sustentabilidade na economia azul

«O Governo quer promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento de consumo de recursos, tradicionalmente, vistos como inseparáveis», afirmou ainda Ana Paula Vitorino.

A Ministra lembrou que a área de governação do Mar tem promovido diversas iniciativas para impulsionar a economia circular azul, mas é necessária a aposta numa política integrada. 

«A estratégia do Governo baseia-se na promoção do conhecimento azul, da sua sustentabilidade e economia» e «Portugal está empenhado em criar mais sustentabilidade» neste setor, concluiu.