Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-12 às 18h17

400 crianças inauguram talhão da Educação na Mata Nacional de Leiria

400 crianças inauguram talhão da Educação na Mata Nacional de Leiria, Marinha Grande, 12 dezembro 2017
O Secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve na inauguração do talhão da Educação na Mata Nacional de Leiria, onde 400 crianças de escolas do pré-escolar ao secundário dos concelhos da Marinha Grande e de Leiria plantaram pinheiros bravos.

«Começamos hoje a reconstruir, a fazer renascer o nosso pinhal. Este é o princípio de uma ação na vida de todos os alunos que aqui estão», disse João Costa, numa ação em que esteve acompanhado pela Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro.

A Educação está a promover um projeto nacional, com ações na área da educação para a valorização dos recursos florestais, lançado nesta iniciativa, que envolve os municípios da Marinha Grande e de Leiria, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Sob a égide da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e dos princípios e valores constantes do Perfil dos Alunos, a campanha «Planta uma árvore: escuta a voz da Terra» marca o início de um projeto mais sustentado e amplo a desenvolver com as escolas e os alunos de todo o país «A Floresta, uma sala de aula emocionante!».

As matas e as florestas são um património natural inestimável. Usar a Floresta como sala de aula é aplicar em contexto real as aprendizagens das várias disciplinas do currículo dos ensinos básico e secundário para explorar, investigar e aprender sobre os ambientes naturais.

Desta forma constroem-se laços entre as gerações mais jovens e o seu ambiente, criando uma maior consciência da necessidade de proteger e participar na recuperação e reabilitação dos ecossistemas que foram dramaticamente atingidos pelos incêndios devastadores deste ano.
Áreas:
Educação