Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-22 às 12h30

Mercado da Nicarágua aberto à exportação de maçã portuguesa

Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira

Os Governos de Portugal e da Nicarágua concluíram o processo negocial que permitirá aos produtores portugueses exportarem maçãs para a Nicarágua, um mercado com seis milhões de consumidores.

A Nicarágua junta-se assim à Guatemala e ao Perú, outros dois mercados da América Central já abertos à exportação de maçã nacional este ano, refere o Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação em nota.

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, recordou que o Governo tem aplicado uma estratégia de abrir mercados aos produtos agrícolas e pecuários portugueses «cujos resultados começam a ser bastante visíveis».

Aposta na América Latina

Luís Vieira disse também que «está a ser feita uma aposta forte na América Central e do Sul para um determinado conjunto de produtos, designadamente do setor frutícola, aposta essa que tem dados excelentes resultados para a maçã e a pêra rocha, produtos que temos em quantidade e com as qualidades que permitem apostar nesta região».

«O Médio Oriente é outra região em que estamos bastante empenhados e que tem resultados em processos com excelentes resultados económicos, especialmente no setor pecuário», tal como «os mercados asiáticos, dos quais temos tido muito boas notícias, como a abertura do mercado da China para a carne de porco».

Desde que entrou em funções, o Governo já abriu 35 mercados para 105 produtos (71 de origem animal e 34 de origem vegetal) e está a trabalhar na abertura de outros 49 mercados, para viabilização da exportação de 192 produtos, sendo 136 da área animal e 56 da área vegetal.