Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-11 às 17h09

Ministro da Defesa reúne-se com Secretário da Defesa dos EUA e com responsáveis pelas operações de paz da ONU

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, visita oficialmente os Estados Unidos da América, para vários encontros no âmbito da defesa, a convite do Secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, James Mattis.

No dia 12 de setembro, o Secretário de Defesa dos EUA recebe o Ministro da Defesa Nacional no Pentágono para uma reunião na qual serão debatidas diversas questões relevantes da atual quadro da segurança internacional e da cooperação bilateral entre os dois países.

No dia 13 de setembro, o Ministro da Defesa Nacional visitar o Comando Aliado de Transformação, em Norfolk, onde será recebido pelo General Denis Mercier, Comandante Supremo do ACT, e terá reuniões sobre os principais projetos em curso com vista à inovação e transformação da Aliança Atlântica.

Missões de paz das Nações Unidas

No dia 14 de setembro, o Ministro da Defesa Nacional está na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, para tratar de diferentes temas relativos à participação das Forças Armadas portuguesas em missões de paz das Nações Unidas.

José Alberto Azeredo Lopes terá encontros com o Secretário-geral Adjunto das Nações Unidas para as operações de paz, Jean-Pierre Lacroix, e com o Secretário-geral Adjunto das Nações Unidas para o apoio às operações, Athul Kare.

Portugal tem presentemente 169 militares em missões de paz das Nações Unidas em quatro teatros operações:  Afeganistão (2), Mali (2), República Centro-Africana (158) e Colômbia (7).