Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-01 às 13h09

Rede de restaurantes portugueses no mundo promove produtos e turismo

Assinatura do protocolo de criação da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, Lisboa, 1 setembro 2017
Portocolo sobre a Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo

O Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o Turismo de Portugal, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local Minha Terra assinaram um protocolo destinado à criação de uma Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, com o objetivo de valorizar e promover a gastronomia e a economia portuguesas.

A promoção desta rede será feita através da atribuição de um certificado, emitido pela AHRESP, aos restaurantes portugueses no mundo que cumpram requisitos de qualidade e autenticidade.

«Só pertencem à Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo aqueles que provarem ter a qualidade necessária e aqueles que provarem ser autenticamente portugueses», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Os produtos usados nestes restaurantes têm de ser produtos portugueses, pelo que a rede «é um canal de distribuição para os pequenos e médios produtores portugueses que aqui encontram uma nova oportunidade», salientou Santos Silva.

Fator de promoção turística

O Ministro afirmou que «a restauração é um dos principais fatores de atração turística de que o País dispõe», sendo, por isto, «um dos eixos da internacionalização da economia portuguesa» através da atração e fixação da procura turística.

Ao criarmos uma rede de restaurantes portugueses no mundo «criamos uma marca e criamos um circuito que valoriza e afirma o papel e a imagem de Portugal no mundo», disse ainda.

A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo acompanha a rede de cinco milhões de portugueses ou lusodescendentes em todo o mundo, que são o primeiro mercado da rede de restaurantes, disse.

Através desta Rede, promove-se também o aumento das exportações, sendo o papel do Governo trabalhar com os governos dos países para os quais Portugal exporta para combater as contrafações e alargar os mercados de exportação.

Na cerimónia estiveram ainda presentes o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

 

Foto: Assinatura do protocolo de criação da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, Lisboa, 1 setembro 2017