Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-07-24 às 15h10

Ministro dos Negócios Estrangeiros destaca importância do português nos emigrantes

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na conferência «Aprender e ensinar português em contexto multilingue», Lisboa, 24 julho 2017 (Foto: Mário Cruz/Lusa)

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que a língua e a cultura portuguesas devem ser complementares à boa integração nas sociedades de acolhimento e representam uma competência adicional a nível de comunicação e emprego.

Em Lisboa, na conferência «Aprender e ensinar português em contexto multilingue», o Ministro destacou a importância do elo de ligação no domínio da língua, da história e da cultura que Portugal representa.

Santos Silva referiu que o «bom domínio da língua, da cultura e da história portuguesas» não devem ser vistos apenas com um dever pessoal de ligação a um passado mas como uma «competência adicional que vale no mundo de hoje, do ponto de vista da comunicação, do emprego, económico, da realização pessoal e grupal».

Durante a intervenção, o Ministro destacou três dimensões complementares relacionadas com o português: a ligação aos emigrantes, através do ensino de português no estrangeiro, o principal traço de identidade de ligação entre os países que o têm como língua oficial e um dos principais instrumentos da influência de Portugal a nível internacional.

O português «é um dos elementos, talvez o mais importante», da projeção internacional de Portugal, pelo que o Governo está a fazer progredir a presença do português como língua estrangeira nos currículos de diferentes países.

 

Foto: Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na conferência «Aprender e ensinar português em contexto multilingue», Lisboa, 24 julho 2017 (Foto: Mário Cruz/Lusa)