Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-29 às 12h26

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita Venezuela

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita a Venezuela, de 30 de maio a 2 de junho, para contactar e manter um canal de comunicação e colaboração com as autoridades venezuelanas.

A criação deste canal destina-se a procurar que a segurança e o bem-estar da comunidade portuguesa e luso-venezuelana no país sejam protegidos.

A deslocação prevê uma reunião com o Vice-ministro para a Europa, Iván Gil.

José Luís Carneiro tem ainda encontros agendados com representantes das comunidades portuguesas das áreas consulares de Caracas e de Valência e visitas a algumas das instituições sociais e associações de referência.

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira, Sérgio Marques, acompanha a vista do Secretário de Estado José Luís Carneiro à Venezuela.

Nos consulados portugueses na Venezuela há 180 514 portugueses inscritos, havendo cerca de meio milhão de portugueses na Venezuela, número que inclui os lusodescendentes.

Uma grande parte da Comunidade Portuguesa possui, simultaneamente, a nacionalidade venezuelana, não sendo, por isso, contabilizada como cidadãos estrangeiros.

Cerca de 80% dos portugueses residentes na Venezuela são originários da Região Autónoma da Madeira.