Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-05-26 às 10h56

Governo duplica apoio à reestruturação e reconversão da vinha até 80 milhões de euros

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que vai duplicar o apoio à reestruturação e reconversão da vinha, possibilitando a apreciação de candidaturas até 80 milhões de euros durante 2017.

«Este valor, que duplica o concurso já aberto - no montante de 40 milhões de euros - irá contemplar quase todas as cerca de 2800 candidaturas apresentadas, abrangendo aproximadamente 5100 hectares de vinhas», disse o Ministro, em declarações à agência Lusa.

Luís Capoulas Santos acrescentou: «Iremos assim dar um contributo muito importante para que a reestruturação da vinha em Portugal acelere, para que os excelentes vinhos portugueses, que todos os dias ganham prémios em mercados internacionais, se afirmem cada vez mais, o que é uma boa notícia para os viticultores portugueses».

Regime de apoio à vinha

«O regime de apoio à reestruturação e reconversão da vinha foi, provavelmente, o programa europeu que melhor sucesso teve em Portugal», referiu ainda o Ministro, regozijando-se por ter estado ligado ao seu lançamento, há 15 anos.

Luís Capoulas Santos afirmou também que este «é um programa que fez muito por aquilo que é o setor da vinha em Portugal porque permite, de uma forma simples e com apoios financeiros muito generosos, reestruturar as antigas vinhas por novas, melhor localizadas, com as castas mais adequadas, enfim, com todos os requisitos técnicos que a nova vitivinicultura exige».