Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-26 às 14h21

Portugal deseja que não seja necessário ativar plano de contingência para comunidade na Venezuela

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro

O Governo espera que não seja necessário ativar o plano de contingência para os portugueses na Venezuela, afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, numa declaração à imprensa.

«O Estado português e o Governo português têm um plano de contingência para um conjunto de países» onde se encontram comunidades portuguesa, que pode ser executado «em circunstâncias de grave crise, que obriguem à evacuação e proteção consular de caráter especial», disse.

«O que desejamos é que esse cenário se não coloque, embora o Estado português tenha de estar preparado, como esteve no passado, quando ocorreram crises na Guiné ou na Líbia, para procurar dar resposta às necessidades que venham a ser colocadas», acrescentou.

Portugal considera desejável que «as forças políticas venezuelanas encontrem um ponto de entendimento capaz de viabilizar um país que tem grandes potencialidades económicas e onde a comunidade portuguesa se encontra muito enraizada desde há várias gerações», disse o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro referiu ainda que «a comunidade portuguesa na Venezuela é uma comunidade essencial ao investimento, à economia, à dinamização do próprio país e deve, por isso mesmo, ser uma comunidade que tenha as condições de segurança devidamente salvaguardadas».

O Governo português já aumentou os meios consulares naquele país, em particular no apoio social, que em breve será novamente reforçado, e reviu a segurança nos postos consulares.