Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-04-06 às 20h31

Ministro da Saúde anuncia contratação de mais 31 psicólogos para o SNS

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

«Até ao final de abril, serão contratados mais 31 psicólogos para as Administrações Regionais de Saúde do Norte e Centro» e afirmou o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, numa conferência promovida pela comissão parlamentar de Saúde e pela Ordem dos Psicólogos dedicada à depressão, tema do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril.

O Ministro lembrou que «continuamos a trabalhar com o Ministério das Finanças para poder viabilizar, ainda durante 2017, a contratação adicional de 55 novos psicólogos para reforçar a oferta nos cuidados de saúde primários». «Estes são pequenos passos num quadro de dificuldades orçamentais, mas representam um sinal».

«A depressão é a mais subtil e injusta das epidemias silenciosas», disse o Ministro, referindo que o desemprego, as dificuldades em assegurar educação de qualidade aos filhos e outros fatores sociais e económicos decorrentes da conjuntura de crise são fatores responsáveis por muitos casos de depressão.

«É necessário criar condições de contexto para que as pessoas possam ver afastadas essas limitações», sublinhou Adalberto Campos Fernandes.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, levando ao suicídio cerca de 800 mil pessoas todos os anos.

Em Portugal, a depressão é a terceira causa mais comum para recorrer a uma consulta nos cuidados de saúde primários.