Notícias
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que os sistemas de teleconsulta são uma tendência irreversível, durante o seminário «TeleSaúde no AVC – Do evento ao domicílio», em que participou através de videoconferência.
O Ministro referiu que o Governo está determinado a apoiar o desenvolvimento da teleconsulta e disse que tem havido «experiências muito interessantes» em Portugal com esta tecnologia, nas áreas da medicina de reabilitação, saúde mental, dermatologia e cirurgia vascular.
«Uma das formas de tornar o Serviço Nacional de Saúde mais próximo e amigo dos cidadãos é simplificar a vida aos doentes na relação com os profissionais», afirmou, dizendo que o serviço de teleconsulta do hospital Rovisco Pais, onde decorreu o seminário, é um «exemplo de boas práticas».
A 23 de fevereiro, durante uma visita ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, referiu que a telemedicina «evita que os doentes tenham de circular pelo País, oferece vantagens do ponto de vista económico, permite mais conforto e bem-estar dos doentes e, mais do que isso, torna mais rápida a realização dos diagnósticos e a instituição das terapêuticas».
Modal galeria