Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-23 às 15h01

Tabaco é «um problema de saúde prioritário» em Portugal

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na sétima Conferência Europeia do Tabaco e Saúde, Porto, 23 março 2017 (Foto: Fernando Veludo/Lusa)

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que o tabaco é «um problema de saúde prioritário» em Portugal e que a Linha de Saúde 24 vai passar a ter uma capacidade maior para o apoio ao combate a este vício.

«No segundo semestre deste ano, a Linha de Saúde 24 passará a dispor de mais capacidade no apoio específico à cessação tabágica. A epidemia do tabagismo é devastadora mas é controlável», disse o Ministro, na sétima Conferência Europeia do Tabaco e Saúde, no Porto.

Adalberto Campos Fernandes referiu que há cobertura em todo o território para consultas de cessação tabágica e que foi alargada a comparticipação a medicamentos para deixar de fumar. O Ministro acrescentou que os resultados dos dois primeiros meses de 2017 foram impressionantes.

«O tabaco tem sido um dos maiores flagelos que atinge a saúde pública. Se nada fizermos, este problema agravar-se-á a ao longo do presente século. O tabaco mata atualmente em todo o mundo cerca de seis milhões de pessoas. Em Portugal cerca de 30 pessoas morrem por dia», frisou Adalberto Campos Fernandes.

O Ministro disse ainda que as vantagens na prevenção são distribuídas de forma desigual, uma vez que «são os mais pobres e os mais vulneráveis que apresentam maiores consumos e menos motivação para deixar de fumar».

«O tabaco contribui para agravar as desigualdades na Saúde», continuou o Ministro, dizendo que se trata de «uma verdadeira epidemia» e que as estratégias da indústria «são cada vez mais sofisticadas e difíceis de controlar».

Combate entre os jovens

A área da Educação também está envolvida nesta prioridade do Governo, através de ações em meio escolar que incluem a temática do tabagismo, mas «apesar de alguns avanços, estudos em meio escolar revelam que muitos jovens de 13 anos já experimentaram tabaco e que cerca de um terço dos que experimentaram serão fumadores regulares quando atingirem a idade adulta».

O Ministro afirmou ser necessária uma «ação muito firme baseada na comprovação científica e alinhada com as melhores práticas internacionais».

Adalberto Campos Fernandes disse ainda que «Portugal está a avançar muito» na implementação do documento referência orientador da Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde, dispondo de um Plano Nacional de Saúde até 2020, em que a redução da prevalência do tabaco e da exposição ao fumo ambiental é uma das metas mais importantes.

 

Foto: Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na sétima Conferência Europeia do Tabaco e Saúde, Porto, 23 março 2017 (Foto: Fernando Veludo/Lusa)

Tags: saúde, doenças
Áreas:
Saúde