Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-17 às 21h13

6,3 mil milhões de euros de exportações agroalimentares em 2016

Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira

«As exportações do setor agroalimentar foram de 6,3 mil milhões de euros em 2016, representam 11,3% do total da economia e as taxas de crescimento foram superiores ao resto da economia», afirmou o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Viera, em Montemor-o-Velho, onde participou num seminário sobre alterações climáticas e a apresentação do novo parque agrícola municipal.

O Secretário de Estado acrescentou: «Há claramente uma dinâmica da agricultura no nosso país, que se reflete na produção e na vertente exportadora» e «as políticas públicas do Governo vão ao encontro à iniciativa e determinação dos agricultores».

Luís Medeiros Vieira referiu ainda as medidas do Governo para a recuperação do potencial produtivo na sequência das intempéries que afetaram explorações agrícolas da região Centro, em fevereiro de 2016, e que resultaram em 282 mil euros de apoio, até agora.

«Foram apresentadas 39 candidaturas, 34 já foram aprovadas e foram contratadas 28, num volume de investimento de 412 mil euros, com apoio de 282 mil euros. Das 28 candidaturas contratadas, nove já foram pagas, as outras estão em tramitação de apresentação de documentos de despesa», concluiu.