Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-15 às 14h01

Governo destaca quadro regulatório estável na energia solar

Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, destacou o grande potencial que Portugal tem na produção de energia solar, especialmente devido ao regime regulatório do setor.

«Portugal tem um sol extraordinário e uma grande vantagem: tem tido um quadro regulatório ao nível deste setor de uma grande estabilidade, que tem sido transversal a todos os governos. E os investidores gostam disso», afirmou o Secretário de Estado em Castelo Branco.

Numa sessão no âmbito do projeto Life, que visa a criação de uma plataforma tecnológica de apoio à otimização dos sistemas de abastecimento para diminuir os consumos de energia, as emissões de dióxido de carbono e as perdas de água, o Secretário de Estado referiu a intenção de investir no setor na energia solar.

«Já estão licenciados 360 megawatts, com cauções pagas, ou seja, os investimentos são firmes», disse, falando dos projetos para o sul do Alentejo e norte do Algarve, que rondam os dois mil megawatts.

O Secretário de Estado acrescentou que há também interesse em outras zonas do País: «O distrito de Castelo Branco tem um grande potencial ao nível do solar e o Governo vê isso com muita atenção».

Recursos naturais

Jorge Seguro Sanches afirmou ainda que Portugal deve conhecer os seus recursos naturais da melhor forma possível.

«Aquilo que se está a procurar fazer é que esse levantamento seja feito pelo próprio Estado e disponibilizado a todos, para que posam conhecer de uma forma melhor os recursos que o País tem», explicou.

O Secretário de Estado falava do levantamento que o Laboratório Nacional de Energia e Geologia está a fazer em relação aos recursos geológicos de Portugal.