Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-03-08 às 16h12

Governo quer aumentar mercados de exportação dos produtos agroalimentares

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou o objetivo de aumentar os mercados de exportação dos produtos agroalimentares em 2017.

«Estamos em negociação aberta com 55 países a que correspondem 199 diferentes produtos, de origem animal e de origem vegetal», referiu, acrescentando que em 2016 foram abertos «20 novos mercados para 62 produtos».

Na visita ao Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, em Lisboa, Capoulas Santos estabeleceu uma meta ambiciosa: «Gostaria muito que, no final do ano, todos os processos [de abertura de mercados] pudessem estar concluídos. Provavelmente é ambicioso, mas o objetivo principal é superar o número de mercados abertos no ano anterior: mais de duas dezenas».

O Ministro realçou ainda que a agricultura «exporta mais do que o resto da economia» atualmente. «No último ano, o complexo agroalimentar superou mesmo o setor emblema em termos de crescimento, o turismo. É um setor que cresce acima do resto da nossa economia e em que o volume das exportações cresce a bom ritmo», disse.

Capoulas Santos disse que espera equilibrar a balança comercial agrícola, anulando um défice que «anda à volta dos 2800 milhões de euros anuais», em cinco anos e destacou que, apesar da quebra de exportações de vinho para Angola, um dos principais clientes, Portugal conseguiu aumentar os valores para outros mercados dentro e fora da Europa.

«Só na União Europeia, as exportações de vinho subiram mais de 3%», acrescentou.