Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-01-23 às 17h07

Ministro da Cultura entrega medalha de mérito a Helena Matos e a Fernando Serafim

Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, vai atribuir a medalha de mérito cultural à pianista Helena Matos e ao tenor Fernando Serafim dia 24 de janeiro, às 15 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Estará ainda presente o Secretário de Estado da Cultura,  Miguel Honrado.

A pianista Helena Matos, que dedicou toda a sua vida à música, tendo entrado no Conservatório Nacional com apenas 11 anos, participou em inúmeros concertos no País e no estrangeiro, tendo tocado com outros artistas de referência, como Jack Glattzer, Christa Rupper, Leonor Prado, Lídia de Carvalho, Vasco Barbosa, Madalena Sá da Costa e Fernando Serafim.

Foi membro de vários júris de concursos e prémios nacionais, e colaborou com diversas instituições, como a Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, a Radiodifusão Portuguesa e a Fundação Gulbenkian.

Como professora,  ajudou a formar gerações de novos músicos, tendo sido seus alunos Jorge Moyano, Adriano Jordão, Manuela Toscano e Rui Vieira Nery, entre tantos outros artistas de renome.

Detentora de várias distinções, foi galardoada com os primeiros prémios dos concursos Vianna da Motta (1948), Juventude Musical do Porto (1954) e Luiz Costa (1962).

Aos 97 anos, Helena Matos acaba de gravar um disco intitulado «Entrega», trabalho que realizou com o tenor Fernando Serafim.

Também Fernando Serafim tem uma longa vida dedicada à música, tendo participado em inúmeros concertos,  interpretando obras de autores portugueses e estrangeiros de reconhecido mérito.  

O seu papel como intérprete é vastíssimo. Editou vários discos, foi membro fundador de vários agrupamentos musicais,  como o Grupo de Música Antiga de Lisboa e os Segréis de Lisboa, traduziu várias óperas, e foi professor de canto no Conservatório de Música de Tomar, na Escola de Música de Santarém e na Juventude Musical Portuguesa.

A medalha de mérito cultural é a maior distinção atribuída pelo Ministro da Cultura, destinando-se a personalidades que tenham dedicado a sua vida às causas da Cultura.

Tags: cultura, música
Áreas:
Cultura