Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-12-20 às 17h34

«Há bastante a fazer para uma visão do século XXI na política de cooperação técnico-militar»

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na tomada de posse do novo diretor-geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, Lisboa, 20 dezembro 2016

«O acompanhamento da conjuntura internacional tem de ir além dos factos e tem de haver constâncias», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na tomada de posse do novo diretor-geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, em Lisboa.

O Ministro acrescentou: «Recordo os trágicos factos de ontem [ataques ocorridos na Turquia, Berlim e Zurique] para chamar a atenção do que tem sido orientação da política externa para a definição das principais ameaças que enfrentamos».

«Há bastante a fazer para uma visão do século XXI na política de cooperação técnico-militar», referiu Azeredo Lopes, para além de solicitar ao novo diretor-geral um relatório trimestral sobre a situação internacional e as implicações estratégicas na área da segurança e defesa.

O apoio à formulação, coordenação e execução da política de defesa, do planeamento estratégico e das relações externas de defesa, e a promoção e coordenação da política de cooperação constituem a missão daquela direção-geral.

Nuno Pinheiro Torres é licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto, esteve ao serviço da ONU em Timor-Leste como Defensor Público no Painel Especial dos Crimes Graves do Tribunal Distrital de Díli (2001) e como jurista em Macau (2003 e 2004).

Em 2006, Nuno Pinheiro Torres assumiu o cargo de diretor-executivo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e foi docente na Universidade Católica do Porto.

Como jurista, Nuno Pinheiro Torres desempenhou funções de diretor-geral de Política de Defesa desde junho de 2012, altura em que foi nomeado pelo antecessor de Azeredo Lopes, José Pedro Aguiar-Branco. Até ao momento, desempenhava as mesmas funções em regime de substituição.

 

Foto: Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na tomada de posse do novo diretor-geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, Lisboa, 20 dezembro 2016