Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-12-01 às 11h48

Grupo de trabalho vai identificar depósitos de lítio e possibilidades de aproveitamento

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, assinou um despacho que determina a criação de um grupo de trabalho com a missão de identificar e caraterizar os depósitos minerais de lítio em Portugal, bem como as atividades económicas associadas à prospeção e aproveitamento.

Coordenado pela subdiretora-geral de Energia e Geologia, Cristina Vieira Lourenço, e integrando representantes do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, da Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, e da Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores e Granitos, o grupo de trabalho visa ainda avaliar a possibilidade de produção de lítio metal.

«O potencial dos recursos geológicos nacionais, como fator de desenvolvimento económico e com uma importância estratégica crescente, determina a adoção de medidas de valorização e promoção dos bens naturais existentes em Portugal, numa ótica de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social», refere o Secretário de Estado da Energia.

Importância crescente

A relevância dos minerais de lítio existentes em Portugal é demonstrada pelo interesse crescente manifestado pelas empresas de exploração mineira.

Os minerais de lítio extraídos em Portugal destinam-se em exclusivo à indústria cerâmica, limitando-se a sua utilização a fundentes, conduzindo a poupanças significativas na fatura energética das empresas.

Será assim importante estudar e definir o posicionamento que Portugal pode assumir, no panorama mundial, no que se refere a toda uma nova indústria, que se encontra a despontar, associada à crescente eletrificação e, designadamente, dos meios de transporte elétricos.

As conclusões deste grupo de trabalho deverão ser apresentadas até 31 de março de 2017.