Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-11-30 às 12h13

Estado concessiona exploração das minas de Moncorvo

Secretários de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e da Administração Interna, Jorge Gomes, na atribuição da concessão das minas de Moncorvo à empresa MTI - Ferro de Moncorvo

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, atribuiu à empresa MTI Ferro de Moncorvo, a concessão da exploração de ferro e minerais associados, numa cerimónia onde estiveram também presentes o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

A área mineira em causa situa-se nas uniões de freguesias de Felgar e Souto da Velha, Felgueiras e Maçores, e nas freguesias de Mós, Carviçais, Larinho, Torre de Moncorvo e Açoreira, no concelho de Torres de Moncorvo.

A atribuição desta concessão de exploração decorre dos trabalhos de revelação e evidenciação que a MTI Ferro de Moncorvo desenvolveu ao abrigo do contrato de 2008, bem como da exploração experimental realizada no âmbito de contrato de 2013.

O Ministro sublinhou «o empenho colocado pelo Governo para agilizar este projeto», que é de «importância para a região e para o País».

Dinamização do setor mineiro

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou que «esta iniciativa insere-se na estratégia de dinamização do setor mineiro, com vista à criação de oportunidades de investimento para as empresas do setor, num processo de envolvimento simultâneo das populações e respetivas autarquias».

Neste sentido, o Governo já desbloqueou mais de 100 processos pendentes, alguns datando de 2012.

Estão, igualmente, a ser desenvolvidos esforços para obter informação detalhada sobre o território nacional, de modo a caracterizar o potencial da Base Nacional de Recursos Mineiros e colmatar o atual défice de conhecimento.

 

Foto: Secretários de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e da Administração Interna, Jorge Gomes, na atribuição da concessão das minas de Moncorvo à empresa MTI - Ferro de Moncorvo, Lisboa, 30 novembro 2016