Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-11-17 às 17h52

Serviço Nacional de Saúde deve ter cada vez melhores serviços de proximidade

Primeiro-Ministro António Costa na inauguração da Unidade de Saúde Familiar da Baixa, Lisboa, 17 novembro 2016 (Foto: Clara Azevedo)

O Primeiro-Ministro António Costa presidiu à inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar da Baixa de Lisboa, afirmando que representa a política de sustentabilidade e modernização do Serviço Nacional de Saúde e a política de inclusão social.

O Primeiro-Ministro referiu que ainda há carências na saúde hospitalar, mas afirmou que as prioridades de ação do Governo são o funcionamento dos centros de saúde, incluindo as Unidades de Saúde Familiar, e dos serviços de cuidados continuados.

«É uma estratégia fundamental para a modernização do Serviço Nacional de Saúde investir nos cuidados continuados e nos cuidados primários, porque a melhor forma de termos um Serviço Nacional de Saúde sustentável e acessível passam pelo desenvolvimento dessas duas valências fundamentais, evitando-se que as pessoas recorram somente aos hospitais, encontrando formas de serem tratadas logo ao nível dos cuidados primários».

António Costa disse ainda que o objetivo do Governo «é haver cada vez melhores serviços ao nível da proximidade», porque permitem «simultaneamente termos um Serviço Nacional de Saúde que serve melhor as pessoas e um sistema de saúde comportável do ponto de vista financeiro».

Revitalização da cidade

A nova Unidade de Saúde Familiar da Baixa representa o esforço para criar «condições para que cada vez mais a cidade seja habitada pelos seus residentes, que encontram na cidade os serviços de proximidade que necessitam».

«Mas esta Unidade de Saúde Familiar também é simbólica por ser um espaço de inclusão, integrando todas as populações que aqui vivem, independentemente da sua origem», uma vez que esta parte de Lisboa é habitada por muito imigrantes.

«A visão desta USF corresponde ao espírito do Serviço Nacional de Saúde, sobretudo por aquilo que representa enquanto maior conquista do Estado social em Portugal», sublinhou.

Três Governos

O Primeiro-Ministro recordou que, entre o momento da assinatura do protocolo para a construção e o fim das obras da Unidade de Saúde Familiar da Baixa, passaram dois presidentes de câmara (ele próprio e Fernando Medina) e três governos distintos» e referiu que quando foi presidente da Câmara de Lisboa encontrou os centros de saúde da cidade num estado de vergonhoso.

António Costa citou as palavras do ex-Ministro da Saúde Paulo Macedo na assinatura do protocolo com a Câmara de Lisboa para a conclusão do projeto, «salientando a importância de a cidade ser um espaço de inclusão».

Na cerimónia estiveram ainda presente do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o ex-Ministro Paulo Macedo, o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, e de Santa Maria Maior, Miguel Coelho.

 

 

Foto: Primeiro-Ministro António Costa na inauguração da Unidade de Saúde Familiar da Baixa, Lisboa, 17 novembro 2016 (Foto: Clara Azevedo)