Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-11-16 às 16h01

RTP3 e RTP Memória chegam a 2,5 milhões de pessoas a partir de dezembro

Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes

«Por força da evolução tecnológica, a cultura depende cada vez mais de meios audiovisuais e de redes digitais», afirmou o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, na apresentação dos novos canais da RTP na TDT, em Muge, em Salvaterra de Magos.

Acrescentando que «o acesso integral e gratuito da RTP3 e da RTP Memória vai beneficiar 2,5 milhões de pessoas, a partir de 1 de dezembro», o Ministro sublinhou que «a RTP vai ser ainda mais de todos os portugueses».

«A emissão da RTP3 e da RTP Memória é um objetivo do programa do Governo que foi cumprido», lembrou Luís Filipe de Castro Mendes, referindo que «os canais da RTP são cultura, pelo que contribuem para um melhor conhecimento e para uma melhor qualificação dos cidadãos».

O Ministro disse também que, apesar da RTP estar «menos sujeita à teoria das audiências por ser um serviço público» por receber contribuição audiovisual do Estado», deve – no entanto - «apostar na qualidade em oferecer algo de diferente».

«Queremos uma diversificação clara do serviço público», afirmou Luís Filipe de Castro Mendes, realçando a informação internacional da RTP, «para que os portugueses possam ter um olhar crítico sobre o mundo».

Sobre questões técnicas da emissão da RTP3 e da RTP Memória na Televisão Digital Terrestre (TDT), o Ministro referiu que «a difusão está feita, na maior parte das regiões por via terrestre, em algumas partes por satélite, mas cobre todo o território nacional».

Em relação ao arquivo da televisão pública, Luís Filipe de Castro Mendes disse que «o património arquivista é um património histórico absolutamente excecional e que tem que ser digitalizado a bem da cultura, da História e da preservação do património».