Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-04-01 às 17h39

Peritos do SEF partem para a Grécia

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, estará presente na partida dos 34 peritos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que vão para a Grécia.

No âmbito da execução do recente acordo entre a União Europeia e a Turquia, este primeiro grupo de inspetores irá integrar as equipas rápidas de intervenção da agência da UE para coordenação da vigilância das fronteiras (Frontex) e da agência para o sistema de asilo (EASO).

Os elementos do SEF, que se deslocam num voo da Força Aérea Portuguesa fretado pela Frontex, regressam no dia 1 de maio, data em que serão substituídos por outro grupo de inspetores do SEF.

Nesta primeira fase, a participação portuguesa do SEF conta no total com 34 peritos com competências em readmissão e retorno de cidadãos estrangeiros e que irão apoiar as autoridades gregas na implementação do processo de readmissão para a Turquia, integrados nas equipas rápidas de intervenção da Frontex.

Desta equipa fazem ainda parte três elementos com experiência na área do asilo que irão apoiar as autoridades gregas na implementação de um processo rápido de registo, entrevista e decisão sobre os pedidos de proteção internacional apresentados por migrantes provenientes da Turquia.

Será ainda deslocado um Oficial de Ligação do SEF para a Turquia e a Grécia para acompanhamento dos processos de recolocação e reinstalação de refugiados.

A partida ocorre no dia 3 de março, às 7h00, no Aeroporto de Lisboa, entrada pela área militar (Figo Maduro).