Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-30 às 16h13

100 mil portugueses deixaram de estar abaixo da linha de pobreza

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, afirmou que os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística sobre os níveis da pobreza são «globalmente muito positivos» e destacou que cerca de 100 mil portugueses deixaram de estar abaixo da linha de pobreza.
 
Em Lisboa, antes de uma reunião da Concertação Social, Vieira da Silva sublinhou que «a percentagem de portugueses que está abaixo desse limiar caiu um ponto percentual», acrescentando ainda que houve uma redução «talvez ainda mais significativa dos indicadores da desigualdade».
 
O Ministro realçou que todos os indicadores da desigualdade «evoluíram positivamente» e destacou aquele que se refere à relação entre o rendimento dos 10% mais ricos face ao rendimento dos 10% mais pobres.
 
«Essa relação era de 10 para 1 e passou para 8,9. Ou seja, houve uma aproximação significativa, ainda que mantendo uma distância grande», acrescentou.
 
Vieira da Silva salientou que Portugal «continua a ter problemas de pobreza, principalmente problemas de desigualdade», mas referiu que os dados «apontam no sentido de reforçar o otimismo sobre a capacidade de coletivamente Portugal ser um país mais coeso, mais igual, mais desenvolvido».