Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-20 às 12h50

Número de novos casos de sarampo está a estabilizar

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes
«O Governo tem a convicção de que se está a entrar numa fase de controlo do surto de sarampo», afirmou o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, à margem de um seminário sobre transplantes e doação de órgãos, em Lisboa, acrescentando que «este surto resulta da alta taxa de infecciosidade do vírus do sarampo que, ao que tudo indica, começou com o contacto de dois cidadãos com uma comunidade com pessoas infetadas no estrangeiro».

O Ministro realçou que, em matéria de vacinação, «Portugal é um bom exemplo, pois a taxa de vacinação é elevada - na região Norte, onde se identificou este surto, a taxa de pessoas vacinadas contra o sarampo ronda os 98%».

«O vírus do sarampo tende a infetar pessoas não vacinadas, pelo que temos a convicção de que este surto se possa controlar com maior rapidez», disse ainda Adalberto Campos Fernandes, realçando que «a palavra mais importante para os portugueses é de confiança no sistema de saúde público e nas autoridades de saúde».

Importância da vacinação

«É fundamental vacinar», afirmou também o Ministro, acrescentando que «todos temos de ter noção de que as vacinas são um escudo contra este tipo de ataque, pois os vírus existem e as doenças transmissíveis por estes não foram totalmente erradicadas».

Adalberto Campos Fernandes disse: «Só defendemos bem as comunidades e as populações se for clara a convicção de que a vacina é segura, protetora e eficaz». E lembrou: «A vacinação é um ato de responsabilidade individual, não é algo que deva ser imposto, mas consciencializado, para que cada um de nós possa cumprir esse papel».

«Os profissionais de saúde que ainda não tinham a vacina contra o sarampo estão a recebê-la agora em larga escala» e «a mensagem que quero deixar, como temos dito repetidamente, é vacinar, vacinar, vacinar», concluiu.

Estabilização confirmada no fim do mês

No mesmo sentido, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, afirmou que «é provável que possamos estar já numa fase de transição, mas temos de esperar pelos próximos dias para ter resultados concretos e podermos afirmar isso com alguma confiança», referindo-se ao surto de sarampo ocorrido no Norte do País, à margem das comemorações do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala a 20 de março.

«Neste momento, o número de novos casos de sarampo está a ficar estável», acrescentou o Secretário de Estado, referindo que eventuais novos ciclos de transmissão só deverão ocorrer até ao final de março.

Fernando Araújo sublinhou que «temos é de perceber se há ou não novos portadores, novos doentes infetados, que deem origem a novos ciclos, isso poderia levar mais tempo até debelar este surto».

«Ainda é precoce afirmar que o surto de sarampo já atingiu o pico de novos casos», disse também o Secretário de Estado, acrescentando que «os próximos dias serão determinantes para haver uma visão mais clara do que está a acontecer».

53 casos confirmados, mas estáveis

Segundo dados da Direção-Geral de Saúde, há 53 casos de sarampo confirmados em Portugal, todos de adultos, de um total de 145 situações suspeitas. Estão internados cinco doentes, com situação estável, permanecendo 41 casos a aguardar resultado laboratorial.

«O número de casos de sarampo é previsível, relativamente às curvas que tinham sido previstas para um surto deste tipo, que são até mais reduzidas às comparadas com outros países, em função da elevada taxa de vacinação existente no País», afirmou Fernando Araújo.

O Secretário de Estado da Saúde sublinhou o elevado trabalho que tem sido feito pelas autoridades de saúde pública na identificação dos contactos entre os doentes afetados pelo surto, na promoção de uma vacinação ativa, e na circunscrição deste surto ao norte de Portugal.

«O esforço que está a ser feito, quer em Gaia, quer nos outros hospitais, em termos de vacinação dos profissionais de saúde está a ter resultados muito efetivos, portanto, o Governo está confiante que o surto que está na região Norte está a ser convenientemente lidado e que será confinado neste local», concluiu.