Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-18 às 18h56

1400 ações culturais em todo o mundo previstas ao longo deste ano

Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, na apresentação da iniciativa Ação Cultural Externa, Lisboa, 18 janeiro 2018
O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, apresentaram em Lisboa a estratégia da Ação Cultural Externa para 2018, juntamente com o balanço do trabalho realizado em 2017, primeiro ano da sua implementação.

«Ao levar o melhor da nossa cultura, estamos a promover Portugal e, ao promover Portugal, estamos a promover as nossas comunidades», disse o Ministro, referindo a Feira do Livro em Guadalajara e a celebração do 10 de Junho nos Estados Unidos da América (EUA) como os eventos de maior relevo em 2018.

A Feira de Guadalajara, no México, decorre a 24 de novembro e Portugal é o país convidado, ocupando um pavilhão com mais de mil metros quadrados. Luís Filipe de Castro Mendes comparou este certame à Feira de Frankfurt, em termos de projeção internacional

A comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nos EUA contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa, «havendo, a esse propósito, muitas atividades culturais em torno das comunidades portuguesas», referiu o Ministro.

«A ação cultural é estratégica»

A Secretária de Estado afirmou que «estão previstas 1400 ações culturais externas ao longo deste ano, a terem lugar em 81 países», mais seis países que no ano passado.

«Em 2018, esta será uma ação em maior escala, com mais programas conjuntos e com itinerância e um reforço das parcerias e mecenato», acrescentou Teresa Ribeiro.

Sublinhando que «a ação cultural é estratégica», Luís Filipe de Castro Mendes, referiu os principais números de 2017: «Das previstas 1300 ações culturais externas no ano passado, realizaram-se 1600».

«A maioria das ações (800) teve lugar na Europa, seguindo-se África (319) e as Américas (250), e as regiões da Ásia/Oceânia (165) e do Médio Oriente (45)», acrescentou o Ministro, realçando que «estes números expressam o triângulo geoestratégico: Portugal, Américas, África».

No âmbito dos programas de apoio à edição, tradução e ilustração, Luís Filipe de Castro Mendes disse que, em 2017, foram apoiadas 190 obras: 96 no apoio à tradução, em 31 países; 57 relativas à edição, em 22 países (sendo 19 no Brasil); e 37 obras no apoio à ilustração e à banda desenhada, em 21 países.

A Ação Cultural Externa tem como objetivo realizar um trabalho conjunto entre as áreas de governação da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, apostando também na transversalidade com outros setores, como o do Turismo (Economia).