Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-06-20 às 18h39

Intervenção do Secretário de Estado da Cultura no Encontro Residências Artísticas – São Carlos nas Escolas

Este foi, seguramente, um ano letivo diferente para todos os que estão aqui hoje neste palco do Teatro Camões. Durante uma semana, receberam na vossa sala de aula um professor que vos abriu as portas para um mundo de experimentação, sons e ritmos. Não foram apenas umas horas, ou um dia. Mas toda uma semana imersiva, intensa de partilha de novos conhecimentos. De criação, em conjunto.

O que hoje aqui partilharam mostra que este é um projeto diferenciador. Muitos parabéns pelo trabalho feito! Parabéns aos alunos. Parabéns aos professores que abriram a sua sala de aula à música. Parabéns aos Agrupamentos Escolares que apostaram na integração da arte no contexto escolar. Parabéns aos músicos que se dedicaram a este projeto.

Parabéns também às câmaras municipais pelo apoio e por acreditarem nesta iniciativa.

O contacto, desde cedo, com a arte é um passo fundamental na construção de uma sociedade mais criativa, cooperante, inclusiva. E esse é um dos grandes objetivos do programa Residências Artísticas que, este ano, levou músicos profissionais da Orquestra Sinfónica Portuguesa a vários pontos do país, depois da experiência piloto que começou, com sucesso, em Caxinas.

Leia a intervenção na íntegra
Tags: arte, escola