Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-09-25 às 15h15

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e das Finanças no Grande Encontro Banca do Futuro

«O encontro de hoje abre espaço para as reflexões de alguns protagonistas do setor financeiro sobre como a era digital está a mudar o negócio bancário.

Não haja ilusões. Os próximos dez anos vão ser desafiantes para o negócio bancário e entusiasmantes para quem gosta de inovar.

Por estes dias li uma notícia sobre um banco que vendia online, viagens, sapatos, telemóveis, e estava agora a entrar no negócio dos produtos frescos. Mais precisamente estava a financiar a compra de carne gourmet, a 12 meses, a uma taxa de juro de 0%.

Não estou certo que a venda de carne gourmet seja a área de negócio que se segue no setor financeiro, mas a partir deste exemplo gostava de desenvolver três notas:

• Primeiro, a era digital vai abanar a banca tradicional. Cada vez mais os clientes vão preferir o canal online para comprar, pagar, investir ou fazer um crédito.

• Em segundo lugar, este exemplo mostra como os bancos saíram da sua zona de conforto. Saíram da atividade bancária tradicional, para procurarem maior rentabilidade para o seu negócio.

• Em terceiro lugar, o crédito, em especial o crédito ao consumo, foi e continua a ser importante para um setor financeiro à procura de rentabilidade num ambiente de baixas taxas de juro. E, por isso, um segmento de negócio que tem de ser acompanhado de perto para evitar excessos.»

Leia a intervenção em anexo.
Tags: banca