Intervenção do Primeiro-Ministro no debate quinzenal na Assembleia da República - 20 junho 2018 - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-06-20 às 15h23

Intervenção do Primeiro-Ministro no debate quinzenal na Assembleia da República - 20 junho 2018

A Europa é, antes de mais, uma União de valores. É de valores que falamos quando discutimos a Europa que queremos construir em conjunto. Foram os valores que trouxeram Portugal à Europa, na vontade de consolidar a democracia reconquistada, de poder partilhar um espaço comum de liberdade, de segurança, de paz e de prosperidade.

Nos últimos anos, a União Europeia viveu uma sucessão de crises que a abalaram nas suas fundações.

Mas nenhum dos desafios que temos pela frente - sejam as migrações, as alterações climáticas, a instabilidade na nossa fronteira externa, o terrorismo, a globalização ou a transição digital - será melhor resolvido fora da União, por cada Estado-membro isoladamente, por mais populoso ou próspero que seja.

Não conseguiremos responder aos desafios globais que a Europa enfrenta se não conseguirmos promover a convergência no seio da União Europeia, se não soubermos construir uma verdadeira União, mais coesa, económica, social e politicamente.

Leia a intervenção na íntegra