Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2017-12-06 às 14h08

Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas no Fórum Permanente para as Competências Digitais

«Nos anos 80, numa popular série de televisão, havia um carro que se conduzia a si próprio e ia ao encontro do seu dono sempre que necessário.

No final, Michael Knight prevalecia e nós, espectadores, sabíamos que aquelas tecnologias fantasiosas, como carros autónomos ou máquinas que aprendiam e respondiam aos seres humanos, eram apenas produtos da ficção, para nosso entretenimento.

Apenas 30 anos volvidos, vemos que as fantasias de ontem são, afinal, uma realidade de hoje, que fazem parte de um vasto conjunto de inovações que são produtos de uma nova era que se está a impor.

Gostemos ou não, tenhamos mais ou menos receio das transformações que esta irá impor às nossas vidas, a verdade é que a era digital aí está e está para ficar, com impactes na indústria, agricultura, serviços, transportes, saúde e quase todos os setores que possamos imaginar.

A cada vez maior digitalização da economia, a economia da informação, as redes e cidades inteligentes, a indústria 4.0 ou a internet das coisas são já uma realidade em afirmação, que se acelerará no futuro próximo e que colocam desafios concretos ao nosso país.

A digitalização da economia será, portanto, um vetor chave de competitividade da economia nacional, fundamental para o crescimento económico e para a criação de emprego, particularmente de emprego qualificado.

Mais informação, aproximação das redes e cadeias de produção e consumo. Mais exigência, mais inovação e diferenciação são condições necessárias na nova economia digiglobal.

Cumpre aos decisores políticos, portanto, criar as condições para que o país possa alcançar as posições cimeiras no desafio da digitalização, incrementando a competitividade da nossa economia e desenvolvendo o país.»

Leia a intervenção em anexo