Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas na conferência A Solução Ferroviária - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-02-28 às 19h06

Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas na conferência A Solução Ferroviária

«No início do seu mandato, o Governo apresentou o Plano Ferrovia 2020, um programa de investimento que promove as nossas ligações com Espanha, e daí à Europa, mas também a modernização dos principais eixos ferroviários. Um projeto que prevê a intervenção em cerca de metade da nossa rede, num investimento superior a 2 mil milhões de euros, especialmente focado no transporte de mercadorias e no apoio à economia, mas também no desenvolvimento do transporte público de passageiros.

Portugal tem, assim, e pela primeira vez em muitas décadas, um verdadeiro plano de desenvolvimento da ferrovia. O Plano Ferrovia 2020 veio pôr um ponto final no desinvestimento neste modo de transporte e nas hesitações que, no passado, travaram este tipo de investimento, essencial para a nossa economia. Com este Governo, ao contrário do que aconteceu frequentemente no passado, não assistiremos ao encerramento de linhas. Pelo contrário, o Plano Ferrovia 2020 vai fazer crescer a rede ferroviária nacional, seja com a reabertura de linhas, seja mesmo com a construção de linha nova.»

Leia a intervenção em anexo