Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-10-31 às 14h41

Intervenção do Ministro das Finanças no 10.º Congresso Nacional da Administração Pública

«É com muito gosto que estou hoje presente na abertura do 10.º Congresso Nacional da Administração Pública. Este congresso tem como tema central — Inovação sem Fronteiras: A realidade por trás de mitos e barreiras — e permite naturalmente este encontro de um vasto universo de interessados para partilhar um tema fundamental para o futuro do serviço público.

Aproveito para desde já felicitar o INA, na pessoa da sua Diretora-Geral, pela concretização desta iniciativa. Esta iniciativa tem particular interesse para o Governo enquanto órgão responsável pela direção da Administração Pública. Por isso, este momento é também o culminar de três encontros realizados este ano, em torno dos

eixos de intervenção que o Governo definiu para desenvolver capacidade organizacional nos serviços públicos: (i) a valorização dos percursos profissionais e competências dos trabalhadores em funções públicas, (ii) os ambientes de trabalho e (iii) a inovação na gestão da Administração Pública.

O Governo tem claramente feito a sua parte. Desde o início da legislatura que temos dado sinais evidentes da aposta na Administração Pública, da valorização de todos os trabalhadores. Desde o Orçamento do Estado de 2016, o Governo fez uma rutura na forma como a Administração e os seus trabalhadores foram tratados.»

Leia o discurso na íntegra em anexo