Intervenção do Ministro das Finanças na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-07-10 às 16h01

Intervenção do Ministro das Finanças na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa

Podemos seguramente afirmar que os portugueses estão melhor. O país vive hoje o seu melhor desempenho económico e financeiro de várias décadas.

O desemprego desceu. Desde o início da legislatura há menos 246 mil portugueses que querem trabalhar em Portugal mas não encontram emprego.

A taxa de desemprego está no nível mais baixo dos últimos 16 anos, situando-se nos 7,2 por cento.

O emprego cresceu. Desde o início da legislatura há mais 290 mil portugueses que contribuem ativamente para criar riqueza.

A economia cresce e Portugal está novamente a convergir com a Europa no que diz respeito aos níveis de rendimento das famílias portuguesas. Em 2017, o crescimento real do PIB foi de 2,7% e o défice público de 0,9% do PIB. Portugal tem políticas financeiras responsáveis e compatíveis com uma participação plena na área do euro.

Também em 2017 o excedente primário fixou-se em 3% do PIB. O rácio da dívida pública caiu mais de 4% do PIB.

Estes números repetem-se no ano corrente. Um crescimento claramente acima de 2%. Com aumento das exportações e do investimento.

Leia a intervenção na íntegra