Intervenção do Ministro da Defesa Nacional nas comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2019-01-14 às 12h28

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional nas comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas

«Começo com uma palavra de saudação muito especial aos munícipes de Elvas, presentes qui hoje em número tão significativo. Quero agradecer ao Município de Elvas, na pessoa do seu Presidente de Câmara, o Dr. Nuno Mocinha, pelo convite para participar nas cerimónias do dia do Município. É um prazer poder deslocar-me a esta bela região, poder usufruir da hospitalidade alentejana e poder participar nestas cerimónias. Cabe-me também uma palavra de profundo reconhecimento a todos os elvenses que continuam a ter, no Exército, um ponto de referência e de interesse profissional que muito nos honra. 

Elvas é uma cidade que preenche o imaginário português, pela sua natureza raiana, pela sua relevância para a preservação da soberania nacional, pela importância estratégica que assumiu para a nação Portuguesa durante séculos. A sua história confunde-se com a história militar portuguesa. Elvas cresceu em torno da presença do Exército e afirmou-se como o ponto mais marcante na defesa da nossa fronteira terrestre no Alto Alentejo. A importância das suas linhas defensivas na Guerra da Restauração – que hoje aqui celebramos – ou a importância do apoio que as guarnições de Elvas prestaram nas Guerras peninsulares, contra as invasões francesas, são retratos da bravura das gentes de Elvas e dos miliares aqui estacionados.»

Leia o discurso na íntegra.
Tags:
exército