Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia de entrega do estandarte nacional ao contingente da EUTM RCA - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2017-12-22 às 19h34

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia de entrega do estandarte nacional ao contingente da EUTM RCA

«É para mim, como cidadão e como Ministro da Defesa Nacional, um prazer e uma honra estar aqui. E estar aqui, perante militares das Forças Armadas que, certamente com abnegação e vontade de bem-cumprir, vão servir Portugal.

A atribuição de um estandarte nacional é um ato de grande importância simbólica para quem o recebe e é chamado a cumprir uma missão. É disso que se trata e só por isso é um grande dia para este Comando multinacional da European Union Training Mission que doravante, por cerca de um ano, será na sua essência "português" porque o seu Comandante, o Brigadeiro-general Teodoro Maio e o seu contingente são a maior parte deste comando e uma boa parte desta missão de treino.

Todo este esforço de Portugal para com esta e outras missões humanitárias e de paz existe porque a nossa própria paz e segurança estão cada vez mais interligadas e dependentes da paz e segurança na nossa região, na nossa vizinhança, mas também no mundo.»

Leia a intervenção em anexo