Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-07-09 às 19h23

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia comemorativa do 17º Aniversário da Associação Museu da Guerra Colonial

«Prezo muito estar aqui, a celebrar convosco o 17º aniversário deste Museu da Guerra Colonial.
17º aniversário deste Museu enquanto espaço físico palpável, porque, na verdade, foram 20 anos que em 2018 se cumpriram sobre a ideia (e que bela ideia, que justa ideia) de preservar, estudar e divulgar uma história – a história da Guerra colonial – que estava por contar.

Permitam, por isso, que comece por saudar muito cordialmente os construtores "morais" deste espaço: a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Delegação da ADFA de Vila Nova de Famalicão, a Direção Nacional da ADFA e o Externato Infante D. Henrique (Alfacoop) – que refiro por último lugar, mas que, como todos sabemos, é a primeira e mais funda raiz deste projeto.

E não é fácil encontrar as palavras certas para vos dizer o quanto prezo estar hoje aqui, a celebrar este aniversário deste Museu da Guerra Colonial, porque nele se reúnem e porque nele ganham expressão viva acontecimentos, aspetos ou dimensões por que nutro especial respeito e a que, portanto, atribuo não menos especial importância.»

Leia a intervenção em anexo.